domingo, 18 de dezembro de 2011

BISCOITOS E NATAL


       Eu acho que biscoitos combinam muito bem com Natal! Na minha memória afetiva biscoitos me fazem lembrar de uma vez em que minha mãe colocou biscoitos de araruta, feitos por ela, nos meus sapatos no dia de Natal. Não sei se ela costumava fazer isso – eu só me lembro dela ter feito uma vez, mas foi o bastante para ficar em minhas boas lembranças da infância. Tudo era muito simples. Nós fazíamos os personagens do presépio de barro e pegávamos musgo à beira dágua para enfeitarmos.

      Nos Estados Unidos e Canadá tem o costume de fazer o biscoito de gengibre (gingerbread) na época do Natal. Fazem em formato de bonecos, confeitados – vocês se lembram daquele boneco de biscoito do filme Shrek?- e usam para enfeitar árvores de Natal. Mas lá não tem biscoito de gengibre só na época de Natal. São encontrados durante todo o ano, feitos não com o formato de boneco, mas redondos.
     Como gosto muito de biscoito de gengibre eu fiz e trago para vocês a receita.



 BISCOITO DE GENGIBRE

1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
½ xícara de melado
½ xícara de açucar cristal
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado ou gengibre seco moído
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato
½ colher de chá de noz moscada ralada
½ colher de chá de cravo moído
3 e ½ xícaras de farinha de trigo

Obs: xícaras de 200ml

MODO DE FAZER

Se preferir faça o melado com 1 copo(200ml) de açucar mascavo e ¼ de copo de água. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até derreter o açucar e ficar uma calda grossinha. Deixe esfriar.

Em uma tigela junte a manteiga ou margarina, o açucar cristal, o melado, o ovo, o gengibre, a canela, noz moscada, o cravo, o bicarbonato e misture muito bem. Depois vá juntando a farinha de trigo aos poucos e amassando. Cubra a vasilha e deixe na geladeira por 1 hora.
Faça os biscoitos a leve ao forno em assadeira forrada com papel alumínio por mais ou menos 15 minutos. Deixe esfriar antes de tirar da assadeira.

OUTRA RECEITA DE BISCOITO

Este aqui eu comi na casa  da Ester. A Nininha  me disse que é uma receita antiga. Acho que o problema deste biscoito é que não consigo comer um só.


BISCOITO PORTUGAL
1 xícara de fubá
1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de fermento químico em pó
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 ovo
Obs: xícaras de 200ml.

Em uma tigela bata o ovo, a margarina e o açúcar. Junte o fubá, a farinha de trigo e o amido de milho, e vá amassando até agregar tudo. Depois da massa pronta enrole em cordões, corte em pedaços de 3 cm, amasse com um garfo. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

2 comentários: